quinta-feira, 31 de março de 2011

Twenty Years Later...


Mais um século completo, totalizando vinte intensos anos vividos. Talvez vinte seja pouco, perto dos tantos que virão, mas com certeza vinte é o suficiente para se ter vivido muita coisa e ter aprendido e muito com a vida. Não tudo, porque até morrer estamos aprendendo, mas o necessário para saber lidar com muitas situações. Queria fazer um balanço geral do já me ocorreu até hoje, véspera de quando completo mais essa primavera, mas antes vou falar de um fato interessante sobre o qual eu tive conhecimento a poucos dias.
Segundo um estudo realizado a não sei quanto tempo, por não sei quem, com não sei qual objetivo (na verdade eu sei, mas quero encurtar história), eu sou o número sete no eneagrama de nove pontas. O sete significa gula, mas não no sentido literal dos sete pecados capitais, muito pelo contrário, quem tem a personalidade localizada nesse número é uma pessoa dada a politicismos e possui o dom da palavra. Consegue convencer, e alcança seus objetivos por meio do que tem de melhor: as palavras. Tende a tornar tudo a um jeito mais fácil, justamente para facilitar a própria vida.
Possui dois pontos de escapes, o bom e o ruim, no qual o bom (quando posto a situações de estresse) é caracterizado como um período de reclusão interior e pensamentos calmos e sensatos, já o ruim é praticamente o oposto, com pensamentos rápidos e ações por impulsão, com exteriorização de tudo que pensa e precisa falar. São fases completamente opostas, mas quase que indissociáveis, sendo que a raiva vem primeiro e um tempo depois a calmaria e arrependimento.
E sendo sincero, nunca vi algo que me descrevesse tão bem quanto o livro “O Eneagrama da Sociedade”. E é interessante perceber que esses estudos nos olham de diferentes ‘olhares’, em todos os aspectos possíveis e descrevem como se nos conhecessem pessoalmente, e sem exagerar INDESCRITÍVEL. E antes que eu me esqueça, meu traço principal é o PLANEJAMENTO, minha paixão é a GULA, minha virtude é a SOBRIEDADE, e minha mente superior TRABALHO.  No campo sexual sou SUGESTIONÁVEL, no social SACRIFICIAL e DEFENSOR DA FAMÍLIA.
Agora vem a parte chata do fato de completar duas décadas, as responsabilidades que crescem a cada dia numa velocidade incalculável. E eu ainda tive a capacidade de fazer um texto aos 18 dizendo que até então nada teria mudado, mas agora o inverso aconteceu e rápido até demais. Aos 19 não me recordo como era e nem tenho registros sobre. Mas vinte, são vinte longos (ou curtos) anos de muita vivência. Como sempre digo, comecei ‘minha vida’ muito cedo no que diz respeito às festas e coisas do tipo, mas nunca deixei de lado aquela coisa legal dos estudos, e quando digo legal estou sendo verdadeiro, sempre gostei.
Não posso negar que ao completar 18 e ‘ganhar’ minha CNH e uma certa “independência” financeira, tudo deu uma melhorada fantástica, mas nada muito diferente do que eu já tivesse acostumado. Mas daí as responsabilidades só foram aumentando e aumentando, e acredito até mesmo pelo curso que faço e que levarei para vida. Não reclamo, apenas constato. E de que adianta eu ficar aqui contando minha curta experiência de vida não é? É somente uma coisa bacana que quero ter guardado pra eu mesmo! =D
Foram vinte de emoções, sensações, prazeres inenarráveis, paixões que foram eternas enquanto duraram, amores talvez, carinho mútuo, coleguismos, amizades que se perderam no tempo, amizades que resistiram a força dos conflitos, amizades novas e velhas, felicidades incomparáveis, tristezas que duraram dias, inimigos ocultos, carências insolúveis, atitudes precipitadas e outras bem pensadas, escolhas certas e erradas, noites em claro e dias com sono, curtindo ou mesmo deixando passar ao léu cada segundo, experiências boas e ruins, mas apesar de todos os pesares faria tudo exatamente igual.
Espero que tenha muitas coisas ainda pela frente, pois apesar de já ter vivenciado bastante, acredito que não foi nem metade do que ainda me espera. E a minha vida seria somente mais uma história, se eu não tivesse envolvido com o corpo e alma em tudo o que eu fiz.
Exatamente há vinte anos nasceu Ermon Bhering Ramalho, um cara que veio para viver nesse mundo de loucos, mas muito bons loucos, loucos que se odeiam, mas que se amam na mesma intensidade.

P.s.: Tentar está longe de ser sinônimo de conseguir, mas é mais digno morrer tentando do que viver acomodado.
P.s.: Sempre tem algo novo e melhor à sua espera.

4 comentários:

  1. Adorei! E ainda faço um complemento.. rsrs
    Depois disso tudo chego a conclusao que somos compostos por urgências.
    Nossas alegrias são intensas, nossas tristezas, absolutas.
    Nos entupimos de ausências, e esvaziamos de excessos.
    Não ficamos no estreito, VIVEMOS nos extremos.
    E que seja permanente essa vontade de ir além de tudo que TE (nos) espera!

    ResponderExcluir
  2. Realmente somos feitos de urgências que nos consomem cada minuto...
    Sofremos de 'coisas ruins' que são absolutas...e sempre sofremos por antecipação, porque sempre queremos o que há de bom pra ONTEM.
    Queremos sempre mais, o melhor, o bom e acabamos nos esquecendo de como é ter os poucos e BONS momentos de verdade.
    Sempre permanente...!
    Sempre muito sábia nos comentários Marina! =D
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Século ou Década? Você está velho em xuxu? rs..
    Amei o texto e amei o blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Pois é xuxu, é Década, andei me confundindo com as palavras!
    Mas que bom que gostou, hoje ta saindo mais textos...
    Beijos

    ResponderExcluir